Embalagens plásticas: o cartão de visitas para produtos
As embalagens plásticas dominaram o mercado. Elas podem ser encontradas em todos os tipos de produtos, como:
- Alimentos;
- Roupas
- Remédios;
- Eletrônicos;
- Produtos de limpeza.
Estes são só alguns exemplos que podem facilitar a ilustrar o domínio das embalagens plásticas em diversos segmentos e a nossa dependência com relação a este importante material. Mas, afinal, o que a torna tão interessante para as empresas?
Primeiramente, deve-se ter em mente que as embalagens são essenciais na promoção das mercadorias. Por meio de formatos, designs mais atraentes é possível atrair e reter a atenção dos consumidores, de modo a despertar seu interesse no produto. Além disso, as embalagens plásticas ajudam a conservá-los, mantê-los seguros e longe de agentes que possam danificá-los, alterar sua composição ou contaminá-los.
Por fim, é válido salientar a importância da embalagem como canal responsável pela comunicação com o cliente, contendo informações sobre o produto, suas vantagens, sua composição, datas de validade e outras informações que sejam importantes ou obrigatórias. Pode ainda expor os diferenciais da marca e exacerbar os valores da companhia de forma que o cliente se identifique, tornando-se então uma forma eficaz de fidelização.
Tipos de embalagens plásticas
As embalagens plásticas assumiram importante papel para comercialização de produtos de forma geral. Isso foi possível graças as múltiplas propriedades que o plástico apresenta e que podem variar de acordo com a sua composição ou processo de obtenção.
Sendo assim, as principais embalagens plásticas disponíveis atualmente são produzidas com diferentes tipos de plásticos, de modo que os mais comuns são:
- Polietileno Linear de Baixa Densidade (PELBD);
- Polipropileno (PP);
- Policloreto de Vinila (PVC);
- Poliestireno (PS);
- Polietileno Tereftalato (PET);
- Polietileno de Alta Densidade (PEAD).
Como é possível perceber, existem diversos tipos de polímeros que podem ser utilizados na fabricação das embalagens plásticas, o que contribuiu para que muitas empresas adotassem essa alternativa para viabilizar a venda, distribuição e armazenamento de seus produtos.
Embalagens plásticas: consumo consciente
Apesar de dominarem os mercados as embalagens plásticas devem ser consumidas de maneira comedida, pois acarretam em uma série de desvantagens relacionadas a sua decomposição natural, descarte e dificuldade para sua reciclagem. Sendo assim, é muito comum alguns consumidores levarem em consideração a composição das embalagens na hora de escolher qual produto irá comprar, dando prioridade aqueles que apresentam componentes que aceleram sua degradação ou que foram produzidos com materiais reciclados.