Embalagens para alimentos

As embalagens para alimentos apresentam grande diversidade para atender os mais diversos tipos de produtos e suas particularidades. Sendo assim, podem variar com relação ao:

  • Tipo de espessura;
  • Tipo de lacre;
  • Presença de partes laminadas;
  • Composição, podendo ser mais ou menos densos;
  • Material, podendo ser de papel, plástico, papelão, entre outros.

As embalagens mais comuns são as que apresentam o plástico em sua composição. Sendo assim, existe uma grande variedade de polímeros que podem ser utilizados para obtenção de características distintas, que se adequem de forma satisfatória a cada tipo de produto. Sendo assim, as embalagens para alimentos feitas em plástico podem ser obtidas por meio do: polietileno linear de baixa densidade (PELBD), polipropileno (PP), policloreto de vinila (PVC), poliestireno (PS), polietileno tereftalato (PET), polietileno de alta densidade (PEAD), ou ainda polipropileno biorientado (BOPP).

Esta última opção de embalagens para alimentos é uma espécie de filme plástico que pode ser encontrado em salgadinhos, barras de cereais, rótulos de garrafas PET, ovos de páscoa e uma infinidade de outros produtos. Normalmente, as embalagens do tipo BOPP apresentam superfície interna metalizada, de modo que seu exterior contém aspecto colorido e chamativo, com fotos e imagens que estimulem o consumo do produto.

Cuidados ao se usar as embalagens para alimentos

Apesar da praticidade e comodidade que as embalagens para alimentos podem proporcionar, é preciso tomar certas precauções com esses tipos de materiais. Sendo assim, é recomendável que:

  • Alimentos que sofreram descongelamento não passem por um novo processo de congelamento;
  • As embalagens retirem o ar e outros gases que contenham partículas ou gases que possam reagir com o alimento, contaminando-o, alterando suas propriedades e sabor;
  • Tome as devidas precauções de segurança e siga as orientações de uso, não utilizando embalagens de material plástico em fornos convencionais.

Embalagens para congelar alimentos

Os alimentos congelados são uma opção muito cômoda e prática. São extremamente simples de preparar e mostram como as embalagens para alimentos evoluíram com o tempo. Desse modo, foi desenvolvido materiais que podem resistir a baixas temperaturas, e que não sofrem alterações que comprometam a ingestão e consumo dos alimentos ao ser aquecido.


Regiões onde a Embalagem Ideal atende embalagens para alimentos:


Principais regiões do Brasil onde a Embalagem Ideal atende embalagens para alimentos: